A Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, representada pelos membros Adriano Coutinho e Hugo Miguel, e a presidente da Comissão de Pessoas Idosas, Juliana Pimentel, se reuniram, na última sexta-feira (10), com o delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, Dr. Brenno Andrade, para tratar sobre os golpes que vem sendo aplicados por criminosos que se passam por escritórios de advocacia e advogados via whatsapp, utilizando-se de fotos, dados processuais e outras informações dos profissionais e seus clientes.
Os criminosos têm utilizado de várias formas de abordagens, que podem configurar a prática dos crimes de estelionato ou de extorsão.
Durante a reunião, o delegado orientou que, nesses casos, preferencialmente, sejam feitas notícias-crime ao invés de boletins de ocorrência, onde os detalhes dos fatos podem ser melhor detalhados. Ainda esclareceu que, paralelo à ação para apuração da prática de crime, devem ser tomadas medidas judiciais no âmbito cível para responsabilizar as plataformas utilizadas pelos criminosos.
O Dr. Brenno Andrade gravou um vídeo informativo para orientar a população e a advocacia em geral, que está disponível no Instagram da Comissão (https://www.instagram.com/ reel/C77mnrUPUpo/?utm_source= ig_web_copy_link&igsh= MzRlODBiNWFlZA== )
Além disso, o delegado se dispôs a fazer palestras para orientação sobre esses crimes cibernéticos.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!